Sua pele precisa de Colágeno?


O que fazer quando o corpo começa a deixar de produzi-lo? Conheça os tratamentos que estimulam a produção desta importante proteína.

O colágeno é uma das mais importantes proteínas do corpo humano, cerca de 25% de toda a proteína do organismo. No corpo, ele está presente de várias formas, nas mais variadas estruturas, unindo e fortalecendo os tecidos, constituindo pele, órgãos, cabelo, etc. É uma das chaves da nossa juventude, responsável pela cor, viço, textura, elasticidade da pele. E essa é a razão pela qual, por volta dos 30 anos, temos os primeiros sinais de envelhecimento, as rugas.

Segundo o Dr. Emerson Palmeira, dermatologista membro da Sociedade Americana de Dermatologia, a partir desta idade o organismo começa a perder 1% por ano de colágeno. E, a partir dos 50 anos, ficamos com a produção de apenas 35% do colágeno necessário para a sustentação dos órgãos. Motivo mais do que suficiente para estimularmos sua produção de outras maneiras, não é?

Como estimular a produção do colágeno
Uma alimentação equilibrada ajuda muito, carnes vermelhas, e gelatinas, principalmente, são excelentes fontes, mas existem também alguns tratamentos que dão uma forcinha. O principal é por via oral com a ingestão de vitamina C, vital para a produção de colágeno do corpo. Além de promover a hidratação, ela ainda possui o efeito fotoprotetor. Mas esta vitamina é mais eficiente se combinada com outros tratamentos, os de uso tópico.

*Cremes com ácido glicólico, ácido retinóico: aumentam a produção de colágeno na derme, suavizam as rugas. Evite a exposição ao sol durante o tratamento. O ácido retinóico a 5% é utilizado em um dos tipos de peeling químico, que visa à renovação celular e à formação de colágeno. Este peeling tem um grau leve de descamação, sendo aplicado em consultório e retirado depois de quatro horas.

*DMAE: é uma proteína extraída do salmão, que aumenta a produção de colágeno e elastina no local em que é administrado, suavizando as rugas finas e médias ele produz um efeito tipo lifting. Usado em forma de creme, pode ter ótimos resultados ao redor dos lábios e nas pálpebras. Os resultados surgem depois de dois meses de uso regular. Na intradermoterapia, o DMAE é injetado em pequenas quantidades na região a ser tratada são necessárias cinco sessões semanais, com resultados visíveis a partir da terceira.

*Peeling de fenol: É uma opção radical, bem agressiva, indicado para pacientes com rugas profundas devidas a exposição solar. Deve ser feito em centro cirúrgico. Segundo o Dr. Emerson, com esta técnica consegue-se não só retardar o envelhecimento, mas revertê-lo. É fantástico. Um peeling de fenol na face toda leva de uma a duas horas, e deve ser feito no centro cirúrgico. Seu efeito perdura por muitos anos, às vezes por 20 anos, diz o Dr. Emerson.

*Sculptra: É um produto injetável que estimula por reação biológica a própria pele a produzir o colágeno. Seus resultados duram cerca de dois anos. Dá pra aumentar bochecha, redefinir o rosto, usar nas mãos, nos lábios, conta o Dr. Emerson. São aplicadas várias injeções em, em média, três sessões. No décimo dia, o organismo começa a produzir o colágeno.

ALIMENTOS FIRMADORES DA PELE

PROTEINAS MAGRAS- Atum, Salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado.

VITAMINA C -caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino.
VITAMINA A e E – cenoura.
ZINCO- avelã, amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar.
SELENIO- nozes, salmão, arroz preto, frango, carne.
SILÍCIO- aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana,
alho, alcachofras, Alho porró, Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara.
COBRE- fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia
Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas- abacaxi.
EVITAR- fumo, álcool e ingestão de gordura saturada. A gelatina tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele.